Movimento Uniformemente Variado
1. CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS
· Movimento acelerado: o produto dos sinais da aceleração e velocidade é positivo.
· Movimento retardado: o produto dos sinais da aceleração e velocidade é negativo.
A tabela abaixo resume todas as situações possíveis.
2. MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO
Movimento que ocorre em linha reta e com mudança de velocidade (aceleração).
O carro diminui a velocidade de maneira uniforme (10 m/s a cada segundo). A aceleração é constante e só estudaremos esses casos.
3. FUNÇÃO HORÁRIA DA VELOCIDADE
A função horária da velocidade de acordo com a expressão abaixo.
v é a velocidade em um determinado instante.
v0 é a velocidade inicial.
a é a aceleração escalar do corpo
t é o instante do movimento.
Considere a seguinte situação: um corpo parte com velocidade de 5 m/s e a cada segundo, a sua velocidade é incrementada em 2 m/s. É possível determinar a velocidade em cada instante. Esses valores estão resumidos na tabela abaixo.
Repare que para determinar a velocidade em cada instante, é somamos a velocidade inicial com o produto da aceleração e o instante de tempo.
Para um instante t qualquer, a velocidade é dada por v = 5 + 2t. E uma vez de posse dessa equação, que é denominada equação horária de velocidade no MUV, podemos descobrir a velocidade do móvel em qualquer instante.
4. FUNÇÃO HORÁRIA DA POSIÇÃO
É possível determinar a posição de um corpo em um instante qualquer, da mesma forma que a função horária do movimento uniforme.
Essa função é escrita da seguinte forma:
s é a posição em um determinado instante.
s0 é a posição inicial.
v0 é a velocidade inicial do corpo.
t é o instante do movimento.
a é a aceleração escalar do corpo
5. EQUAÇÃO DE TORRICELLI
A equação de Torricelli engloba as grandezas cinemáticas acima, porém o fator tempo não está incluído.
6. VELOCIDADE MÉDIA NO MUV
O MUV é um movimento onde a velocidade se altera devido a aceleração do corpo. Porém, é possível determinar a velocidade média em um determinado trecho. Para isso, basta conhecer a velocidade inicial (v0) e final (v) do corpo naquele trecho desconhecido.